Tech By Rocha

@techbyrocha

Estratégia em IT para o Comércio

Vetores relevantes para o sucesso do Negócio e Comércio em geral na sociedade / ecossistema atual na perspetiva do IT das organizações, apresentada em tópicos para uma compreensão mais simples, rápida e eficaz.

Planeamento de Marketing
Use dados demográficos, económicos e comportamentais para encontrar novas oportunidades de mercado.

Avaliação de Mercado
Explore locais de lojas, clientes e concorrentes em mapas totalmente interactivos. Examine locais específicos agregando dados.

Visualização do Desempenho de Vendas
Avalie rapidamente o desempenho e identifique tendências geográficas no seu negócio através de dashboards interactivas.

Identificar o consumidor
Onde está e quem é o consumidor? Na sociedade 5.0 o ser humano está no centro de todas as decisões. Para a resposta a esta pergunta, a caracterização macroeconómica do sector, identificação das principais tendências, entre as quais, a criação de experiências distintas, realidade omni-canal (experiências transversais), operações integradas e eficientes, visando alavancar o poder da informação e majorando o poder de decisão do negócio.
Mais de metade dos consumidores atuais fazem parte da geração Y (millennials / multi-taskers).

Conveniência
O consumidor online hoje em dia espera que a sua experiência de compra seja livre de qualquer atrito, tendo ainda a expectativa de que lhe sejam apresentadas ideias inspiradoras para o ajudar nas suas decisões de compra. É por isso muito mais do que entregar depressa e sem custos.

Ligados
Hoje estar no retalho de modo competitivo passa por dar um foco absoluto ao negócio no formato mobile (telefones inteligentes). Sinal claro disto foi o facto de a gigante Alibaba a 11 de Novembro de 2019 ter batido o máximo absoluto de vendas online no grosso, em 24 horas conseguiram realizar 38.4 biliões de dólares americanos, sendo que, 90% das mesmas foram transações realizadas pelo canal mobile.

Fornecimento
A chave é cumprir a promessa que é feita quando o negócio é fechado. Este é por exemplo o motivo do sucesso da Amazon e é por isso conhecido como o “Efeito Amazon”. Hoje é necessário revisitar conceitos, analisar os métodos de distribuição/armazenamento, aparentemente mais caros numa ou noutra perspetiva mas também compensadas com melhorias nos custos noutras dimensões mas que no final do dia podem melhorar a experiência do consumidor.

Velocidade
Recurso a modelos de gestão Agile criando pequenas soluções (partes de um todo) que podem ser entregues rapidamente (App Delivery) melhorando a eficiência dos processos de resposta do IT exigidos pelo mercado/ empresa.

Transformação Digital (DX)
A modernização e otimização dos recursos de IT concorrem em 76% para os processos de Transformação digital das empresas. Neste vetor a necessidade de manter por perto a observância dos riscos (segurança, financeiros e de gestão) assim como o respetivo impacto nas pessoas e nos processos da empresa.

Outsourcing
Não pode ser subestimado pois representa uma porta para acelerar processos de implementação não verticais e uma janela para a inovação, Em articulação com os recursos internos são invariavelmente uma mais valia para as empresas desde que devidamente articulados com a estratégia de gestão / IT.

Fontes:

Nota: Publicação revista em 04/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.